ZEIS de vazio na Região do ABC

A pesquisa teve como objeto o estudo das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) de vazios na Região do ABC. Levantou e analisou as transformações ocorridas na legislação urbanística e o quadro da produção habitacional de interesse social no intervalo 2016-2021. Teve como ponto de partida os resultados do Diagnóstico Habitacional Regional do Grande ABC, no que diz respeito, especificamente: aos marcos regulatórios relativos à habitação; à reserva de terras para Habitação de Interesse Social (HIS); e à produção habitacional de interesse social realizada em ZEIS de vazios no período 2014-2016.

Coordenação: Claudia Virginia Cabral de Souza

PERÍODO: 2021-2022

Natureza e metabolismo urbano na reestruturação do espaço no Brasil e no Chile

O projeto objetivou compreender e analisar o processo de reestruturação imobiliária pelo qual têm passado as cidades brasileiras e chilenas, enfatizando as formas de apropriação da natureza aos novos produtos imobiliários. Isso foi investigado a partir de empreendimentos e fragmentos urbanos selecionados, capazes de ilustrar o processo. Os processos mencionados apresentam características excepcionais em ambos países, que podem ser descritas e analisadas a partir de categorias e conceitos teóricos comuns. A hipótese elaborada é de que a reestruturação imobiliária tem alterado o uso e a exploração da natureza, sendo chave na transformação do metabolismo urbano, este último baseado nos fluxos de energia e investimentos com os quais as cidades se expandem horizontal e verticalmente. A questão do metabolismo urbano e a produção da natureza aparecem como eixos problematizadores no marco do capitalismo financeiro

Financiamento: Fapesp e Conicyt

Coordenação: Luciana Ferrara e Rodrigo Hidalgo

PERÍODO: 2020 a 2023

DINÂMICAS TERRITORIAIS E DESIGUALDADES NA REGIÃO DO GRANDE ABC

O estudo produziu uma atualização do mapeamento de assentamentos precários da região produzido no âmbito do Diagnóstico Habitacional da Região do Grande ABC, tratou da insegurança hídrica nos assentamentos precários e produziu informações sobre acessibilidade a oportunidades de emprego e equipamentos de educação e saúde, revelando a desigualdade de acesso a essas oportunidades em distintas áreas da Região do ABC e entre diferentes grupos populacionais.

Coordenação: JEROEN KLINK

PERÍODO: 2020-2022

DIRETO À CIDADE E HABITAÇÃO: CONDICIONANTES INSTITUCIONAIS E NORMATIVAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS (PROGRAMAS E PROJETOS) DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS - AVALIAÇÃO DO CICLO RECENTE

A pesquisa tem como objetivo avaliar as condicionantes institucionais e normativas para a execução de políticas (programas e projetos) de urbanização de favelas no ciclo recente no Brasil, e é desenvolvida no âmbito da rede nacional de pesquisa vinculada ao INCT Observatório das Metrópoles, Projeto “As Metrópoles e o Direito à Cidade na Inflexão da Ordem Urbana Brasileira”, subprojeto “Direito à Cidade e Habitação. Os pesquisadores que participam da investigação estão vinculados à oito universidades federais.

Coordenação: madianita nunes da silva e adauto cardoso

PERÍODO: 2019 - 2021

A dimensão ambiental e as infraestruturas na urbanização de favelas: Concepções de projeto, formas de produção das redes e especificidades dos assentamentos precários

A pesquisa organiza-se em rede vinculada ao Observatório das Metrópoles (UFRJ) e dá continuidade à pesquisa sobre o PAC Urbanização de Assentamentos Precários realizada em 2018, sob coordenação nacional dos professores Adauto Lucio Cardoso e Rosana Denaldi. Os objetivos são identificar, tipificar e avaliar projetos de manejo de águas pluviais e drenagem urbana associados ao sítio urbano e à urbanização de assentamentos precários situados em grandes cidades localizadas em diferentes regiões do Brasil. A pesquisa propõe duas dimensões a serem trabalhadas. Uma dimensão conceitual, identificando concepções de projeto de urbanização em que a drenagem seja elemento estruturador. Outra dimensão, de análise das soluções técnicas de drenagem adotadas, buscando identificar padrões de intervenção na escala da bacia hidrográfica e na escala do assentamento. A pesquisa pretende aferir impactos ou ganhos ambientais e sociais resultantes destas obras.

Financiamento: Observatório das Metrópoles

Coordenação: Luciana Ferrara e Adauto Cardoso

PERÍODO: 2019-2021

Urbanização e natureza no metabolismo imobiliário-financeiro: o espaço dos rios e a desigualdade socioterritorial na metrópole de São Paulo​

O objetivo geral da investigação é contribuir com o desenvolvimento de novas abordagens e reflexões teóricas críticas sobre o lugar da natureza no processo de urbanização no século XXI, considerando a centralidade da produção imobiliária e de infraestruturas na metrópole de São Paulo, e a transição de um metabolismo urbano-industrial para o metabolismo imobiliário-financeiro.

Financiamento: CNPq

Coordenação: Luciana Ferrara e Rodrigo Hidalgo

PERÍODO: 2018 a 2023

RESIDE: REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS E MULTIDIMENSIONAIS DO DEFICIT HABITACIONAL

Este projeto teve como principal objetivo desenvolver uma abordagem multidimensional e explicitamente espacial de caracterização e mensuração do deficit habitacional, que envolva a integração de dados alternativos, valorize o conhecimento local, seja replicável e viabilize estimativas mais precisas e atualizadas.

Financiamento: CNPq

Coordenação: FLÁVIA FONSECA FEITOSA

PERÍODO: 2018-2022

DIRETO À CIDADE E HABITAÇÃO: UM BALANÇO DO PAC URBANIZAÇÃO DE FAVELAS

Tem o objetivo de identificar as características dos investimentos em urbanização de favelas efetuados com recursos do PAC e reúne estudos de caso das seguintes cidades ou regiões: Rio de Janeiro, São Paulo, Região do Grande ABC paulista, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Recife, Belém, Porto Alegre e Curitiba. 

Financiamento: INCT/CNPq/FAPERJ

Coordenação: ADAUTO CARDOSO E ROSANA DENALDI
PERÍODO: 2018 - 2019

MAPPA: Metodologia para Identificação e Caracterização de Assentamentos Precários em Regiões Metropolitanas Paulistas

O projeto MAPPA é fruto de um Termo de Colaboração Técnico Científico (TCTC) firmado entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para o desenvolvimento e avaliação de metodologia para identificação, caracterização e dimensionamento de tipologias de assentamentos precários. Adotando a Região Metropolitana da Baixada Santista como área piloto, a metodologia MAPPA abrange: (a) definição de tipologias de tecido de assentamentos precários; (b) construção de modelos para a identificação de assentamentos precários classificados por tipologias de tecido; (c) procedimentos para o dimensionamento do total de domicílios em assentamentos precários; e (d) metodologia de estimativa multidimensional do déficit e inadequação habitacional dentro e fora dos assentamentos precários.

Financiamento: CDHU

Coordenação: Flávia feitosa

PERÍODO: 2017-2019

PESQUISA PARA APOIAR A DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR REGIONAL DO GRANDE ABC - SP​

Esta pesquisa contribuiu com um conjunto de diagnósticos, estudos, workshops e seminários para a discussão e elaboração de um Plano Diretor para a Região do Grande ABC que pudesse subsidiar, articular e complementar o processo de revisão dos planos diretores municipais, as diversas leis e instrumentos urbanísticos assim como as estratégias econômicas e socioambientais das cidades na região do ABC. A pesquisa ainda gerou estudos complementares para posicionar a região do Grande ABC no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado na Região Metropolitana de São Paulo. 

Financiamento: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Coordenação: Jeroen Klink

PERÍODO: 2015-2017

Estudo da demanda para regularização fundiária de assentamentos urbanos no âmbito do Programa Papel Passado

A pesquisa teve como objeto conhecer o perfil da demanda para regularização fundiária de assentamentos irregulares em áreas urbanas, bem como da capacidade técnica e institucional dos parceiros locais para a implementação da Política Nacional de Regularização Fundiária Urbana, no âmbito do Programa Papel Passado. Os resultados finais foram apresentados na forma de fichas informativas de diagnóstico e estratégias de regularização para cada um dos 94 municípios avaliados em 23 estados brasileiros, feitos conforme metodologia apresentada (Relatórios 3.2 de e 3.3). A avaliação institucional do conjunto dos municípios atendidos e do perfil da demanda de regularização fundiária foram apresentados no Relatório 4.

Financiamento: Ministério das Cidades

Coordenação: GUADALUPE abib de ALMEIDA E RAPHAEL BISCHOF DOS SANTOS

PERÍODO: 2015-2018

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM SÃO PAULO - SP E DA REGIÃO DO GRANDE ABC - SP

Este projeto de pesquisa foi desenvolvido no âmbito do Edital 2014/3 (Universal-CNPq) e teve como objetivo principal contribuir para uma análise crítica acerca do papel dos agentes públicos e privados no desenho e execução do Programa Minha Casa Minha na Região do Grande ABC. Contribuiu ainda com recomendações para o aperfeiçoamento das ações relativas ao monitoramento, avaliação e aprimoramento do PMCMV.    

Financiamento: CNPq

Coordenação: JEROEN KLINK e MARIA DE LOURDES PEREIRA FONSECA

PERÍODO: 2014 - 2016

DIAGNOSTICO HABITACIONAL REGIONAL DO GRANDE ABC

Financiamento: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Coordenação: ROSANA DENALDI, FLAVIA FEITOSA E LUCIANA FERRARA

PERÍODO: 2014-2016

URBANIZAÇÃO DE ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO NA REGIÃO DO ABC

Financiamento: CNPq (MCTI/CNPQ/MCIDADES N. 11/2012)

Coordenação: RICARDO DE SOUZA MORETTI E ROSANA DENALDI

PERÍODO: 2013 - 2015

PARCELAMENTO, EDIFICAÇÃO OU UTILIZAÇÃO COMPULSÓRIOS E IPTU PROGRESSIVO NO TEMPO: REGULAMENTAÇÃO E APLICAÇÃO

Financiamento: IPEA/Ministério da Justiça

Coordenação: ROSANA DENALDI

PERÍODO: 2015

METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA PRECARIEDADE HABITACIONAL EM PEQUENOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: UMA LEITURA A PARTIR DE DIAGNÓSTICOS HABITACIONAIS DESENVOLVIDOS EM CIDADES DA BAHIA.

Financiamento: CNPq 

Coordenação: ROSANA DENALDI

PERÍODO: 2013 - 2015

PLANOS LOCAIS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

Financiamento: Ministério da Educação. PROEXT 2011 – MEC/SESU N. 4/2011

COORDENAÇÃO: ROSANA DENALDI E MARIA DE LOURDES PEREIRA FONSECA

PERÍODO: 2011 - 2012

UFABC - São Bernardo do Campo

Alameda da Universidade, s/n - Anchieta
São Bernardo do Campo - São Paulo | Brasil

(11) 2320-6165

lepur.ufabc@gmail.com

CEP: 09606-045​