DIREITO À CIDADE E HABITAÇÃO: CONDICIONANTES INSTITUCIONAIS E NORMATIVAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS NO MUNICIPIO DE SANTO ANDRE

Trata das condicionantes institucionais e normativas que deram suporte a política de urbanização de favelas no Município de Santo André e analisa em que medida a trajetória dessa política influencia a execução do PAC nesse município. É desenvolvida no âmbito da rede nacional de pesquisa vinculada ao INCT/ Observatório das Metrópoles e do projeto “Direito à Cidade e Habitação: um balanço do PAC Urbanização de Favelas”. Esse eixo temático da 2ª Etapa da pesquisa nacional é coordenado pela Profa. Dra. Madianita Nunes da Silva.

COORDENAÇÃO: ROSANA DENALDI (UFABC)

INÍCIO: 2020

URBANIZAÇÃO DE FAVELAS EM PERSPECTIVA COMPARADA: SÃO PAULO (BRASIL), MEDELLÍN (COLÔMBIA) E BUENOS AIRES (ARGENTINA)

O objetivo geral dessa investigação é analisar comparativamente a formação dos “assentamentos precários” em três cidades latino-americanas e a trajetória de construção e institucionalização de políticas de “urbanização de assentamentos precários” nas mesmas, identificando pontos de coesão e diferenciação em termos dos atores, arranjos e instrumentos envolvidos. A pesquisa envolve ainda a análise de intervenções realizadas nas três cidades, em termos de suas metodologias de projeto e impactos gerados.

Financiamento: Urban Studies Foundation (https://urbanstudiesfoundation.org/funding/grantees/dr-camila-pereira-saraiva/)

COORDENAÇÃO: CAMILA SARAIVA

SUPERVISÃO: ROSANA DENALDI

INÍCIO: 2020

Estado, espaço e a constituição da financeirização urbana: Uma exploração do caso da Região Metropolitana de São Paulo

O objetivo deste projeto de pesquisa é gerar novas chaves teóricas assim como métodos para analisar as relações entre a financeirização e o planejamento, gestão e produção do ambiente construído e as redes de infraestrutura urbana no Brasil. O projeto ainda explora o potencial desse arcabouço, bem como seus métodos, por meio do desenvolvimento de estudos de caso específicos sobre a financeirização urbana na RMSP.

Financiamento: CNPq

Coordenação: JEROEN KLINK

Início: 2018

REsiDe: Representações Espaciais e Multidimensionais do Deficit Habitacional

Este projeto tem como principal objetivo desenvolver uma abordagem multidimensional e explicitamente espacial de caracterização e mensuração do deficit habitacional, que envolva a integração de dados alternativos, valorize o conhecimento local, seja replicável e viabilize estimativas mais precisas e atualizadas.

Financiamento: CNPq

COORDENAÇÃO:Flávia fonseca feitosa

INÍCIO: 2018

Urbanização e natureza no metabolismo imobiliário-financeiro: o espaço dos rios e a desigualdade socioterritorial na metrópole de São Paulo

O objetivo geral da investigação é contribuir com o desenvolvimento de novas abordagens e reflexões teóricas críticas sobre o lugar da natureza no processo de urbanização no século XXI, considerando a centralidade da produção imobiliária e de infraestruturas na metrópole de São Paulo, e a transição de um metabolismo urbano-industrial para o metabolismo imobiliário-financeiro.

Financiamento: CNPq

Coordenação: luciana ferrara

Início: 2018

Urbanização de Assentamentos Precários

Objetiva identificar os avanços e limitações das intervenções do tipo urbanização de favelas na Região Metropolitana de São Paulo.

Financiamento: CNPq

Coordenação: Rosana Denaldi

Início: 2015

UFABC - São Bernardo do Campo

Alameda da Universidade, s/n - Anchieta
São Bernardo do Campo - São Paulo | Brasil

(11) 2320-6165

lepur.ufabc@gmail.com

CEP: 09606-045​