Trata das condicionantes institucionais e normativas que deram suporte a política de urbanização de favelas no Município de Santo André e analisa em que medida a trajetória dessa política influencia a execução do PAC nesse município. É desenvolvida no âmbito da rede nacional de pesquisa vinculada ao INCT/ Observatório das Metrópoles e do projeto “Direito à Cidade e Habitação: um balanço do PAC Urbanização de Favelas”. Esse eixo temático da 2ª Etapa da pesquisa nacional é coordenado pela Profa. Dra. Madianita Nunes da Silva.
COORDENAÇÃO: ROSANA DENALDI (UFABC)
INÍCIO: 2020
O objetivo geral dessa investigação é analisar comparativamente a formação dos “assentamentos precários” em três cidades latino-americanas e a trajetória de construção e institucionalização de políticas de “urbanização de assentamentos precários” nas mesmas, identificando pontos de coesão e diferenciação em termos dos atores, arranjos e instrumentos envolvidos. A pesquisa envolve ainda a análise de intervenções realizadas nas três cidades, em termos de suas metodologias de projeto e impactos gerados.
Financiamento: Urban Studies Foundation (https://urbanstudiesfoundation.org/funding/grantees/dr-camila-pereira-saraiva/)
COORDENAÇÃO: CAMILA SARAIVA
SUPERVISÃO: ROSANA DENALDI
INÍCIO: 2020
O objetivo deste projeto de pesquisa é gerar novas chaves teóricas assim como métodos para analisar as relações entre a financeirização e o planejamento, gestão e produção do ambiente construído e as redes de infraestrutura urbana no Brasil. O projeto ainda explora o potencial desse arcabouço, bem como seus métodos, por meio do desenvolvimento de estudos de caso específicos sobre a financeirização urbana na RMSP.
Financiamento: CNPq
Coordenação: JEROEN KLINK
Início: 2018
Este projeto tem como principal objetivo desenvolver uma abordagem multidimensional e explicitamente espacial de caracterização e mensuração do deficit habitacional, que envolva a integração de dados alternativos, valorize o conhecimento local, seja replicável e viabilize estimativas mais precisas e atualizadas.
Financiamento: CNPq
COORDENAÇÃO:Flávia fonseca feitosa
INÍCIO: 2018
O objetivo geral da investigação é contribuir com o desenvolvimento de novas abordagens e reflexões teóricas críticas sobre o lugar da natureza no processo de urbanização no século XXI, considerando a centralidade da produção imobiliária e de infraestruturas na metrópole de São Paulo, e a transição de um metabolismo urbano-industrial para o metabolismo imobiliário-financeiro.
Financiamento: CNPq
Coordenação: luciana ferrara
Início: 2018
Objetiva identificar os avanços e limitações das intervenções do tipo urbanização de favelas na Região Metropolitana de São Paulo.
Financiamento: CNPq
Coordenação: Rosana Denaldi
Início: 2015