Sobre

O LEPUR – Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais – é um espaço voltado às atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo do planejamento urbano e regional. É uma iniciativa interdisciplinar e reúne um conjunto de docentes, discentes e colaboradores vinculados principalmente ao Bacharelado em Planejamento Territorial (Graduação) e ao Programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do ABC.

O LEPUR desenvolve análises críticas e projetos de pesquisa e extensão sobre a atuação do Estado (planejamento, gestão, regulação e investimento) no espaço urbano-metropolitano, e sobre as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais que se desenvolveram ao longo da trajetória da urbanização brasileira. O foco na ação do Estado também compreende a atuação de movimentos sociais e instituições que evidenciam as desigualdades territoriais da sociedade brasileira. Na visão dos colaboradores-fundadores do Laboratório, a elaboração de uma reflexão crítica sobre a produção do espaço e atuação do Estado deve contribuir para o desenvolvimento de uma práxis transformadora nas cidades e áreas metropolitanas por meio de atividades de assessoria, capacitação e extensão universitária.

Os espaços urbanos concentram significativa parcela da riqueza, do dinamismo econômico e do déficit socioambiental do país, e é marcado pelas intensas disparidades sociais e contradições socioambientais. A compreensão dessa complexidade, assim como sua transformação, requer uma perspectiva interdisciplinar, pesquisa em diferentes escalas, bem como a busca do diálogo internacional e latino americano sobre distintas realidades urbanas.

Créditos: Rodilei Silva Morais

Principais linhas de Pesquisa e Eixos de Atuação:

Estado, Reforma urbana e os limites-potencialidades dos instrumentos urbanísticos; Planejamento, política urbana e moradia social; Agentes, arenas e disputas sociais em torno do desenho e da execução da política urbana.

Identificação e caracterização dos assentamentos precários do tipo favela e seus assemelhados; Estudo das intervenções do tipo urbanização de favelas no Brasil; Desenvolvimento de metodologias para dimensionar o problema e avaliar as intervenções.

Arranjos institucionais-jurídicos e instrumentos para nortear o planejamento e gestão das regiões metropolitanas; limites e potencialidades do planejamento participativo-comunicativo nas metrópoles; as relações entre Estado, mercado e sociedade na (re)produção do espaço urbano-metropolitano; Mecanismos institucionais e modelos de financiamento para as metrópoles.

Conflitos e Complementaridades entre a agenda urbana e ambiental; Ecologia política; Justiça Ambiental; Estado e Governança ambiental; Política urbana, apropriação e planejamento dos recursos e espaços comuns: atores, interesses e arranjos institucionais. Infraestruturas urbanas, saneamento ambiental e o desafio da moradia social em áreas de proteção ambiental.

UFABC - São Bernardo do Campo

Alameda da Universidade, s/n - Anchieta
São Bernardo do Campo - São Paulo | Brasil

(11) 2320-6120

lepur.ufabc@gmail.com

CEP: 09606-045​